Pular para o conteúdo principal
Livro: O Escravo De Capela

Autor: Marcos DeBrito

Genero: Terror

Editora: Faro Editorial

Sinopse - Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore.Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.




Resenha 📖
O Escravo De Capela é um livro que conta a história do século 18, quando os senhores donos de fazendas usavam escravos como mãos de obras na labuta dos canaviais.

É uma trama envolvente ; o livro é uma reconstrução de duas lendas folclóricas brasileiras- a mula sem cabeça e o saci Pererê. Além de abordar o passado negro do nosso país, a escravidão.

O autor me surpreendeu a cada pagina desse livro espetacular. Que tem essa mistura de um cenário aterrorizante e real de mistério e suspense .

A familia Cunha Vasconcelos era donos da Fazenda Acapela composta por o grão-senhor Antônio Batista e seus dois filhos, o Primogênito que carregava não somente  o nome do pai mais também a crueldade e o prazer de bater e as vezes até matar os escravos. Já  Inacio o caçula estudava medicina há 5 anos em potugal e resolveu fazer uma visita a sua familia e ao chegar se deparou com uma tremenda violência e crueldade contra os escravos. A forma como seu pai e irmão tratrava todas aquela gente não o agradava. Até que ele reparou em uma crioula que nem lembrava mais,a moça de nome Damiana estava diferente,mais mulher e tanto ele como a escrava começam a sentir um sentimento proibido .
Sabola Citiwala um rapaz que tinha chegado recentemente na a capela não se acostumava com a vida que levava na fazenda nem com os maltratos tanto dos senhores como dos capatazes até que conheceu Akili um velho que vivia na senzala que tinha sofrindo uma tremenda violência muitos anos atraz e ficado aleijado das pernas .Akili passava dias e noite sem saí dentro da senzala mais ele tinha um objetivo para ter suportado todo aquele sofrimento. Após conversarem, o plano de fulga foi traçado para Sabola.
Coisas sobrenaturais  começam  acontece quando Sabola é pego numa tentativa de fuga e o animal que ele usava para tentar fugir é degolado e ele é torturado e tem uma das suas pernas decepada antes de ser morto por tamanha crueldade por Antônio.
Ficaram curiosos leia porque a história nem começou cada capítulo, pagina ,lida é um aprendizando do que os negros sofreram no tempo da escravidão a humilhação, violência ,a falta de respeito com o proximo.
FIM.


Comentários